O hospital de Valongo conta, a partir de hoje, com duas novas unidades residenciais de psiquiatria, uma dedicada a jovens e outra a doentes idosos.
Segundo explicou o Centro Hospitalar de São João (CHSJ), que abrange aquela unidade de saúde, o espaço dedicado aos jovens (dos 15 aos 25 anos) integra nove lugares, dirigindo-se a cidadãos que apresentam “perturbações do comportamento alimentar e eventualmente outros comportamentos autolesivos”. Em causa estão, por exemplo, casos associados a anorexia nervosa e outros comportamentos prevalentes nos adolescentes, bem como em jovens adultos, sendo usado “um ambiente de internamento como intervenção no sistema de regulação familiar condicionado pela doença”. A Unidade Residencial do Idoso, por sua vez, contabiliza oito lugares, aos quais se somam quatro de frequência diurna. O espaço destina-se à reorganização comportamental e descanso do cuidador para doentes idosos com alterações comportamentais nomeadamente em processos iniciais de défice cognitivo.
Segunda-feira 17 Agosto, 2015
Hospital de Valongo abre unidades de psiquiatria para jovens e idosos
A aposta nas duas alas insere-se na perspetiva traçada pelo Plano Nacional de Saúde Mental (2007/2016), que privilegia a articulação do tratamento e reabilitação de doenças psiquiátricas de evolução prolongada com uma intervenção comunitária e de proximidade.