Sabor do mês PD - carne

Hospital de São João mantém conclusão da Ala Pediátrica para 2021

Hospital de São João mantém conclusão da Ala Pediátrica para 2021

Apesar dos “constrangimentos” devido à covid-19, a obra da nova Ala Pediátrica do Hospital de São João, no Porto, “nunca” parou, mantendo-se para 2021 o prazo de conclusão do equipamento.

“Os trabalhos, apesar dos constrangimentos existentes no hospital devido ao plano de contingência covid-19, decorreram de forma planeada, com o objetivo claro de que em meados de 2021 [a obra] esteja concluída”, disse à Lusa o Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ).

Mesmo “durante os meses de março a maio” – altura em que foram suspensos atos não urgentes para evitar contágios do novo coronavírus e canalizar recursos para os cuidados aos infetados – , “as obras da Ala Pediátrica nunca foram suspensas”, assegurou o CHSJ.

“Estamos determinados a construir um novo futuro, para as crianças, as famílias e os profissionais de saúde, que de forma tão empenhada cuidam delas. A ala pediátrica vai ser uma realidade”, sublinha o Hospital de São João na resposta enviada à Lusa.

Aconstrução da Ala Pediátrica do CHUSJ arrancou a 1 de outubro de 2019, sendo que o centro hospitalar estima que no primeiro semestre de 2021 se possa iniciar a atividade clínica.

A Ala Pediátrica, que ficará integrada no edifício principal, terá cinco pisos e cerca de 12 mil m2 de área bruta de construção.  

Com um investimento na ordem dos 25 milhões de euros, o novo espaço irá acolher “várias especialidades, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte, com características e equipamentos inovadores”.

De recordar que há já 10 anos que o hospital tinha um projeto para construir uma ala pediátrica, mas o serviço era prestado em contentores. Foi só no início de julho de 2019 que o internamento de crianças em contentores no CHUSJ terminou.

Foto: Centro Hospitalar Universitário de São João

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes