O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) criou um posto em sistema Drive Thru (acessível de carro, sem necessitar que o doente saia do mesmo) para a operacionalização de colheitas aos doentes infetados com Covid-19, que estão a acompanhados em regime de ambulatório pelo São João, para a confirmação laboratorial da recuperação da infeção.
Os doentes chegam na sua própria viatura ao posto – localizado no acesso ao Hospital de Dia de Ambulatório, através da Rua Dr. Plácido Costa, junto ao Centro Comercial Campus São João e Hotel Ibis São João – e, sem sair do carro, fazem a colheita necessária ao teste que irá determinar se podem ou não ter alta.
As colheitas são agendadas pelas equipas do CHUSJ, dependendo do tempo de evolução da infeção e da previsibilidade da sua recuperação biológica.
Segundo explica o CHUSJ, esta metodologia permite uma maior rentabilização da capacidade instalada e dos equipamentos de proteção individual, através do aumento do número diário de colheitas, bem como oferece maior segurança e acessibilidade quer para os doentes, como para os profissionais, reduzindo os riscos para a comunidade.
De referir que este sistema funciona em complementaridade com o já existente no São João, em que equipas da instituição se deslocam ao domicílio dos utentes Covid-positivos que não possuem capacidade de se deslocar à instituição para efetuar a colheita de amostras biológicas.