PUB
CMPorto

Hospital de São João abre primeiro centro de formação sobre prematuros

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco é o grande objetivo destes centros.

O Hospital de São João vai inaugurar, em abril, o primeiro centro português de formação de cuidados de desenvolvimento para bebés prematuros em Portugal. Em declarações à Lusa, a diretora do Serviço de Neonatologia da unidade hospitalar, Hercília Guimarães, informou que este será o único centro português integrado na rede “Newborn Individualized Developmental Care and Assesment program” (NIDCAP). A organização internacional, sediada na Harvard Medical School e no Brigham and Woman’s Hospital and Children´s Hospital em Boston (EUA), é a agência responsável por supervisionar a qualidade da formação do centro.
Em abril, uma equipa de quatro enfermeiras, duas médicas e uma psicóloga vai começar, assim, a dar formação de cuidados de desenvolvimento para bebés prematuros a profissionais falantes de língua portuguesa. “Um dos objetivos fundamentais do programa é fornecer um apoio à formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspetiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro”, explicou Hercília Guimarães. Com esta experiência, Portugal junta-se a Itália, Espanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Holanda, Israel, Argentina e Estados Unidos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer