PUB
CMPorto

Hospital de Gaia estreia nova unidade após investimento de 4 milhões

Hospital de Gaia estreia nova unidade após investimento de 4 milhões

A Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE) inaugura esta sexta-feira, 18 de outubro uma nova Unidade de Cuidados Neurocríticos, equipada com 12 camas, um investimento que ronda os quatro milhões de euros. Com esta adição, o total de camas de Medicina Intensiva na ULSGE sobe para 40, reforçando a capacidade de resposta a doentes em estado crítico.

A nova unidade faz parte do Serviço de Medicina Intensiva e Polivalente (SMIP), que presta cuidados a cerca de 500 doentes com patologias neurológicas graves todos os anos. Igor Milet, diretor do SMIP, destacou a importância deste novo espaço especializado, afirmando que ele permitirá aumentar as hipóteses de sobrevivência e melhorar as chances de recuperação funcional dos doentes neurológicos.

De acordo com o Porto Canal, o investimento inclui cerca de 1,8 milhões de euros em equipamento médico de última geração, essencial para oferecer cuidados intensivos de alta qualidade. A ULSGE salientou ainda que, além do equipamento, houve um reforço da equipa de profissionais, embora não tenha especificado números ou funções.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O principal objetivo desta unidade é, através da utilização de biotecnologia avançada, oferecer diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficazes em casos neurológicos complexos, prevenindo danos permanentes e melhorando significativamente os prognósticos dos pacientes.

Diana Mota, diretora clínica da ULSGE e médica intensivista, sublinhou que as lesões neurológicas agudas, muitas vezes incapacitantes ou com risco de vida, são um problema crescente nas sociedades ocidentais, seja devido a doenças vasculares cerebrais ou a traumas. Segundo a especialista, a experiência e formação das equipas são cruciais para garantir decisões clínicas bem fundamentadas, especialmente em casos éticos complexos.

A cerimónia de abertura da nova Unidade de Cuidados Neurocríticos contou com a presença dos presidentes das câmaras municipais de Vila Nova de Gaia e Espinho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem