É sempre bom ver Vila Nova de Gaia associada a recordes positivos e este é mais um deles. De acordo com o município gaiense, o Hospital de Gaia bateu, no mês de agosto, mais um recorde de partos.
Recorde-se que a maternidade foi aberta recentemente e alcançou um aumento de 21% face ao mesmo período do ano anterior, fazendo deste o melhor mês de agosto dos últimos 15 anos.
Desde que a unidade em questão começou a funcionar, mais de 5 mil bebés nasceram no local. O presidente do Conselho de Administração do Hospital, Rui Guimarães, atribui esses números a vários fatores, com destaque para a dedicação da equipa, que é o grande motivo para o sucesso destes números .
A Unidade da Mulher e da Criança (UMC) no Centro Hospitalar de Gaia dispõe de 82 camas e 16 incubadoras, ocupando cerca de 8.000 metros quadrados.
A unidade inclui um serviço de urgência obstétrica e ginecológica, um bloco de partos com nove salas individuais, dois blocos cirúrgicos, uma unidade de neonatologia com 14 boxes e dois quartos de isolamento, além de 20 quartos individuais para internação obstétrica.
Não deixa de ser um dado curioso, até porque, como a RTP chegou a relatar, o número de mulheres sem filhos triplicou nos últimos 20 anos.