PUB
Recheio 2024 Institucional

Hortas pedagógicas do Porto abrem novamente portas a crianças

Hortas pedagógicas do Porto abrem novamente portas a crianças

Os Centros de Educação Ambiental voltam a realizar atividades e a receber visitas na horta pedagógica, após um período de encerramento a que estes espaços foram obrigados pela pandemia.

O regresso da atividade na horta pedagógica do Núcleo Rural do Parque da Cidade e da Quinta do Covelo está a registar uma adesão bastante significativa, que demonstra o interesse por este tipo de atividade. No passado mês de junho, por exemplo, registaram mais de 1000 participantes, em 69 sessões proporcionadas pela Equipa de Ambiente do Porto, exclusivamente ao ar livre.

Estas atividades incluem-se no Programa de Educação Ambiental do Porto e é procurada por professores e educadores, pelas conexões que permite estabelecer aos conteúdos curriculares dos vários anos letivos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Dado o contexto pandémico que se atravessa, esta é uma maneira de reconectar com a natureza, aprendendo a respeitar o ambiente e a perceber o desenvolvimento sustentável.

O programa é constituído por duas fases, uma teórica sobre o trabalho diário realizado pelos jardineiros e técnicos no local, e uma mais prática, onde as crianças visitam o espaço da horta e praticam a horticultura através de uma sementeira, passando pelo processo de preparação da terra ao desenvolvimento e maturação das plantas. As galinhas também são alimentadas e legumes colhidos, dando uma prespetiva sobre as texturas.

A Horta Pedagógica do Covelo, criada em 1997, foi pioneira a nível nacional e ainda hoje acolhe milhares de crianças e jovens por ano, para cultivar alimentos em modo biológico e conhecer os ciclos da Natureza

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem