Com o regresso às aulas, a rotina diária do Porto começa a voltar à normalidade, sendo que a Metro do Porto adapta-se a esta nova realidade ao implementar os horários de inverno a partir de segunda-feira, 9 de setembro.
Esta fase traz o maior reforço de serviço já realizado, com foco especial na elevada procura escolar prevista para o ano letivo de 2024/25. Pode consultar os horários e frequências da Metro do Porto ao clicar aqui.
Nas 13 estações situadas no percurso comum às linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora, haverá um aumento significativo na frequência dos metros.
Durante os períodos de maior movimento, entre as 7h e as 20h, os metros passarão a cada quatro minutos, passando a cinco minutos entre as 20h e as 23h. Todas as viagens serão efetuadas com composições duplas.
A Linha Amarela (D), que é responsável por transportar um terço dos passageiros da rede, atendendo mais de 100 mil pessoas por dia, também será beneficiada com melhorias. Entre as estações Hospital de S. João e Santo Ovídio, os intervalos entre os metros serão de cinco minutos nos horários de pico, tanto de manhã como à tarde.
No novo trecho entre Santo Ovídio e Vila d’Este, que marca a expansão sul da Linha Amarela, os intervalos serão de 10 minutos. Uma novidade relevante para a área de Gaia é a inauguração da Estação Manuel Leão, que proporcionará acesso direto à Escola EB 2/3 Soares dos Reis.
As restantes linhas também terão um incremento na frequência, embora de forma mais suave. Nos períodos de maior procura, as linhas Azul (A), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) terão intervalos de 12 minutos, enquanto a Linha Vermelha (B) manterá intervalos de 20 minutos.
Em 2024, a Metro do Porto registou um crescimento de 11% no número de passageiros em relação ao ano anterior, atingindo quase 60 milhões de utilizadores até ao início de setembro.
Com a recente expansão da Linha Amarela até Vila d’Este e a previsão de inauguração da Linha Rosa em julho do próximo ano, a rede continua a alargar a sua cobertura, promovendo a mobilidade sustentável para um número crescente de cidadãos.
Os novos horários do Metro do Porto, válidos a partir de segunda-feira, estão disponíveis online, assim como os horários atualizados dos transportes alternativos ISMAI/Trofa.