A partir desta quarta-feira, 18 de dezembro, a STCP passará a adotar os horários especiais de “Férias Escolares/Natal” na maioria das suas linhas, sendo que a operação permanecerá ativa até ao dia 3 de janeiro de 2025.
Ainda assim, como explica a empresa de transportes portuense, em nota enviada à imprensa, as linhas que circulam em Vila Nova de Gaia terão um cronograma diferente, alinhado com o calendário letivo específico deste município.
Enquanto nas restantes áreas o horário de “Férias Escolares/Natal” entra em vigor já no dia 18, em Vila Nova de Gaia as linhas “900” apenas transitam para este regime a partir de segunda-feira, 23 de dezembro. Até lá, mantém-se a operação habitual.
Vale a pena referir que esta prática é recorrente na época do ano em questão e reflete-se numa adaptação das frequências: há ajustes nas linhas que passam por escolas, devido à menor procura, e reforço naquelas com maior movimento típico das festas.
Também na Metro do Porto (MdP) há alterações
Como a VIVA noticiou há instantes, nunca é demais reforçar que também nas linhas da Metro do Porto haverá lugar a mudanças, de terça-feira (17) a domingo (22). Tal acontece por causa da greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ).
Durante este período, é de esperar que todas as linhas associadas à Metro do Porto vão estar sujeitas a alterações de horários. “Na Linha Amarela (D), a frequência de passagem média, nos dias úteis, no troço Hospital São João-Santo Ovídio, acontece de 6 em 6 minutos, aumentando aos fins-de-semana para uma cadência de 10 minutos” – escreve a MdP em nota à imprensa.
Entre Senhora da Hora e o Estádio do Dragão, por exemplo, as viagens acontecem de 4 em 4 minutos nos dias úteis. No fim de semana, vão circular de 6 em 6 minutos.