Em setembro deste ano, a Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou uma obra destinada à criação de passeios e estacionamento, na Estrada da Circunvalação, entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos. Ao que tudo indica, a obra começa em janeiro de 2025, sendo que, nesta fase, só falta uma coisa: a confirmação do Tribunal de Contas.
De acordo com o Porto Canal, a obra deverá ser executado em cerca de 150 dias, isto é, perto de 5 meses. O projeto foi adjudicado à construtora Alexandre Barbosa e Borges, por um valor total de 1,3 milhões de euros.
O grande foco passa por “eliminar um ponto negro rodoviário (com elevada sinistralidade), através da melhoria de acessibilidade pedonal e introdução de medidas que tendam a reduzir a velocidade”.
Na prática, espera-se que sejam criadas duas passadeiras novas, passeios e locais para estacionamento. Importa ainda referir que as obras vão acabar com o “acesso ao terreno baldio nas proximidades do hospital [CUF Porto], utilizado para estacionamento”.
Segundo o projeto, citado pelo Porto Canal, “tendo em conta a necessidade de lugares de estacionamento verificado no local, foram implementadas baias de estacionamento com 2 metros de largura e com uma extensão total de aproximadamente 277 m, permitindo o estacionamento de 55 veículos”.
Do lado matosinhense, por sua vez, “foi definida uma baia de estacionamento com 2.0 m de largura com uma extensão total de 125 m, permitindo o estacionamento de 25 veículos”.