CMPorto

Habitação valoriza 1,2% durante o segundo confinamento

Habitação valoriza 1,2% durante o segundo confinamento

De acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário para Portugal Continental, o preço de venda das casas no país apresentou uma variação trimestral de 1,2% no primeiro trimestre deste ano, período que coincidiu com o segundo confinamento geral, foi esta segunda-feira revelado. 

A valorização trimestral manteve-se, assim, em níveis semelhantes à observada no quatro trimestre de 2020, designadamente de 1,3%.  

“Desagregando o comportamento por mês, verifica-se que, ao longo do trimestre, os preços têm exibido um percurso de estabilidade, com variações mensais marginais”, lê-se no comunicado divulgado, que indica que em março a variação mensal se manteve em 0,3%.  

Em termos homólogos, os preços apresentam uma subida de 2,6% em março de 2021. 

Segundo informações avançadas, apesar de manter a varação homóloga positiva, o resultado em causa “confirma a tendência de perda do ritmo de crescimento verificada no último ano”, que tem sido “o principal reflexo da pandemia no comportamento dos preços”.  

No final do primeiro trimestre de 2020, refere o comunicado, os preços das casas subiam mais de 15% em termos homólogos, com este indicador a baixar ao longo de 2020. “O ano encerrou com uma taxa de variação homóloga dos preços de 4,8%, agora novamente comprimida”. 

O preço médio de venda das casas em Portugal Continental fixou-se em 1.653 euros por metro quadrado no primeiro trimestre de 2021, conforme dados do SIR-Sistema de Informação Residencial.  

No que respeita ao tempo médio de venda das casas, esta situa-se nos seis meses. 

De referir que o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário acompanha a evolução dos preços de transação de habitação, sendo apurado a partir dos dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial desde 2007.  

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes