PUB
Santander fevereiro e março2

Há uma rua na cidade do Porto onde Rui Moreira não vê “solução”

Há uma rua na cidade do Porto onde Rui Moreira não vê

Nas últimas horas, o presidente da Câmara do Porto pronunciou-se acerca de uma hipotética intervenção na Rua de Costa Cabral, no centro da cidade. Nas palavras de Rui Moreira, a autarquia ainda não “[encontrou] uma solução” para problemas de mobilidade. 

No entanto, o próprio assegura que “também não nos foi submetida, até agora, pelos especialistas, nenhuma solução que, objetivamente, resolva a utilização da rua por um conjunto de usos que são muito difíceis de compatibilizar” (via Câmara do Porto). 

Para os transportes públicos, o autarca portuense reforça ainda a ideia de que “não há alternativa”. Rui Moreira falou sobre o assunto numa reunião de Executivo, que foi realizada esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro.

Aqui, o próprio referiu que “se a rua fosse apenas para os moradores e utilizadores diretos, conseguir-se-ia melhorar significativamente a circunstância” e, até, “colocar, provavelmente, um sentido único”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Contudo, o mesmo realça ainda que utilizam a rua os pais que levam as crianças à escola, ou até mesmo quem joga no Pavilhão do Lima, casa do Académico Futebol Clube. Rui Moreira também faz menção aos clientes do comércio local que passam pela zona em questão de automóvel.

“Os especialistas podem ter todas as opiniões que quiserem. Podemos teorizar imenso, até podemos dizer que são precisos enormes masterplans” – refere Rui Moreira, para chegar à conclusão de que nenhuma ideia apontada, até ao momento, resolve o problema.

O presidente da Câmara do Porto reforça a necessidade de ouvir várias partes e atender às diferentes necessidades de quem usa a Rua de Costa Cabral. Recorde-se que, nesta via, já há partilha nas faixas BUS com as bicicletas. 

Fotografia: Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer