
Neste momento, está a decorrer a “Feirinha de Verão Solidária”, que é organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-Norte). Este vai estar patente até ao dia 30 de maio, sexta-feira.
Tal como refere o Jornal de Notícias, a “Feirinha” em questão acontece no edifício da Unidade de Cuidados Continuados do IPO-Porto. Toda a receita gerada no evento reverte a favor de pacientes oncológicos, assim como de investigações neste campo.
Recorde-se que esta feira já acontece há quase 4 décadas. Na prática, como refere o mesmo meio noticioso, são colocados à venda bens doados por diversas empresas e/ou particulares.
Os produtos em questão são relativos a diferentes setores de comercialização. Isto é, tanto poderá encontrar mobílias, como alimentos ou até mesmo peças para vestir. Quem se pronunciou sobre a “Feirinha de Verão Solidária” foi Guilhermina Azevedo.
Esta já é coordenadora do projeto há cerca de 20 anos e explica que “o objetivo é ultrapassar a meta do ano passado, que foram quase 90 mil euros. Às vezes tenho de insistir para conseguir os bens para venda mas, no final de cada edição, o trabalho é bastante gratificante e temos muito apoio de várias entidades”.
Citada pelo JN, a própria acrescenta ainda que a LPCC-Norte é uma grande ajuda para os pacientes que se encontram em”estado ambulatório”. Guilhermina Azevedo explica que uma parte muito importante do apoio é na medicação.
Isto porque são vários os doentes que não têm a possibilidade de comprar medicamentos, ainda que precisem deles para os tratamentos que realizam. Até sexta-feira, a feira solidária continua presente no IPO do Porto.