PUB
CMPorto

Há uma quinta no Porto que se tornará “parque-laboratório” já em 2025

Há uma quinta no Porto que se tornará

De acordo com a Câmara do Porto, em publicação feita no seu portal de notícias oficial, está prestes a nascer um novo espaço verde na cidade. O mesmo vai ser inserido na Quinta de Salgueiros, também conhecida enquanto Quinta dos Ingleses.

Segundo a descrição do próprio município, será um “laboratório natural com bosques, prados e ribeiras, ponto de encontro entre conhecimento e lazer, partilha e curiosidade, inovação e tradição e estará aberto a visitas guiadas já em janeiro”.

Recorde-se que a propriedade em questão é pertencente ao município, desde o ano de 2000. Mais de uma década depois, em 2011, a antiga Quinta de Salgueiros passou a ser considerada como Imóvel de Interesse Municipal.

Nesta fase, sabemos que o espaço verde em questão vai estar disponível para visitas nos dias 11 e 12 de janeiro (das 10 às 12 horas, e das 13 às 16 horas), 13 e 14 (das 14 às 16 horas) e 15 e 16 (com as visitas a acontecerem das 10 às 12 horas). Não será preciso fazer inscrição prévia.

Estabelecido em 1744, o espaço em questão foi fundamental para o cultivo de árvores que o arquiteto paisagista Jacinto Matos utilizou em diversos projetos de jardinagem, como o Parque de São Roque e o Palácio de São Bento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Durante os fins de semana, além das visitas, haverá ainda espaço para atividades direcionadas para as crianças, organizadas pela equipa pedagógica dos Centros Educativos. Nos próximos meses, estão planeadas novas visitas e iniciativas no espaço, cujos detalhes e informações sobre inscrições poderão ser encontrados na EcoAgenda.

Simultaneamente, a Câmara Municipal disponibilizou um questionário sobre o espaço, convidando a comunidade a contribuir com ideias e percepções para a criação do Porto BioLab. O objetivo é identificar as necessidades e avaliar possíveis impactos sociais resultantes da revitalização deste espaço verde.

A recuperação da Quinta de Salgueiros é financiada pela União Europeia, no âmbito do programa Horizon, e faz parte do projeto NBRACER – Nature Based Solutions For Atlantic Regional Climate Resilience. Esta iniciativa visa implementar estratégias ecológicas para fortalecer a capacidade de adaptação climática em áreas atlânticas.

Foto: Jorge Garcia (via Câmara do Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer