PUB
Amanhecer

Há uma exposição inédita no Porto de realizador famoso que tem de conhecer

Há uma exposição inédita no Porto de realizador famoso que tem de conhecer

Faltam poucas horas para estrear, na cidade do Porto, uma nova exposição que poderá querer visitar. Fica, mais concretamente, na Fundação de Serralves e a inauguração é já nesta quarta-feira, dia 13 de novembro.

De acordo com o Porto Canal, este espaço cultural portuense vai receber inúmeros desenhos, pinturas, fotografias, cadernos e imagens de Jean-Luc Godard. Trata-se de um realizador bastante conhecido, que chegou até a vencer um Óscar honorário, e que estará em destaque em Serralves, até maio de 2025.

A exposição em questão é inédita e chama-se “Tendo em Linha de Conto os Tempos Atuais”. Será possível apreciar a mesma na Casa do Cinema Manoel de Oliveira (CCMO), em Serralves. A mostra artística é como uma viagem pela vida de Godard (1930-2022), desde a adolescência até ao seu último ano de vida terrena.

Nas palavras do diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, “90% das obras que são apresentadas nesta exposição são inéditas em absoluto. É a primeiríssima vez que estas obras vão ser apresentadas”.

António Preto, citado pela mesma fonte, acrescenta ainda que “é o caso, por exemplo, do último caderno que o Godard produziu e que se chama ‘Test amen ts’, que é apresentado pela primeira vez e que é, no fundo, a súmula, um testamento estético e afetivo daquilo que foi o percurso de Jean-Luc Godard”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Também por isso, o mesmo considera que a exposição referida “é um grande privilégio” para Serralves e para a cidade do Porto, no geral. Segundo o Porto Canal, sabemos que a exposição abre com imagens de Godard, nas paredes da CCMO, a explicar que é a 1ª vez a apresentar o realizador “enquanto criador de imagens fixas”.

Por falar em imagens fixas, até fotografias tiradas pela mãe de Godard poderão ser observadas na exposição. Um outro destaque é um desenho feito em 1947, onde se vê uma família burguesa a agredir o realizador.

Entre as várias peças associadas a Jean-Luc Godard, também haverá espaço para pequenos objetos como canetas, tesouras, réguas ou até mesmo isqueiros. Há ainda um caderno romântico, criado pelo próprio, para oferecer à namorada Ana, quando completou 37 anos.

Em simultâneo à inauguração da exposição, a CCMO também vai acolher a curta-metragem “Scénarios” (2024), a última obra realizada por Godard.

Fotografia: The Cinema Archives
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3