A exposição “Picasso e a Cerâmica: o Génio de uma Arte Maior” será inaugurada no dia 12 de setembro, às 21 horas, pela Irmandade dos Clérigos, no Museu dos Clérigos.
Pela primeira vez em solo da União Europeia, esta coleção de 32 peças de cerâmica proporciona uma nova perspetiva sobre a vasta obra de Pablo Picasso, focando-se num lado menos conhecido do artista, mas igualmente fascinante, ao mostrar a sua abordagem inovadora e criativa da cerâmica.
De acordo com a autarquia portuense, a coleção estará disponível ao público até 12 de janeiro de 2025. A exposição evidencía a capacidade do mestre espanhol de transformar o barro em peças de arte únicas, unindo técnicas tradicionais a um estilo próprio e inconfundível.
Esta faceta de Picasso é menos conhecida, mas ilustra o seu contributo para a cerâmica, elevando-a ao estatuto de arte maior e sublinhando a importância desta forma artística na história e cultura humanas.
O Museu dos Clérigos continua a trazer exposições de prestígio ao público, sendo esta a 14.ª exposição temporária que acolhe. Anteriormente, o espaço já apresentou mostras de grande renome, como “Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus”, a primeira edição de “Os Lusíadas”, ou a exposição “Porto por Marta”, da arquiteta Marta Vilarinho de Freitas.
A exposição de cerâmica de Picasso está incluída no bilhete de entrada para a Torre dos Clérigos, permitindo aos visitantes contemplar não só o panorama da cidade, mas também uma parte menos conhecida da obra do génio espanhol.