PUB
Amanhecer

Há uma casa em Matosinhos que será candidata a monumento de interesse municipal

Há uma casa em Matosinhos que será candidata a  monumento de interesse municipal

A Câmara Municipal de Matosinhos deu início ao processo de classificação da Casa Edmundo Alves Ferreira como monumento de interesse municipal, conforme anúncio publicado esta terça-feira, 18 de março,em Diário da República. (via Porto Canal)

Situado na Avenida da República, n.º 568 e 582, e Rua de Mouzinho de Albuquerque, n.º 211, o edifício tem um valor histórico e arquitetónico significativo para o concelho. A construção remonta a 1941, ano em que Edmundo Alves Ferreira submeteu o projeto para aprovação municipal, resultando num imóvel de duas habitações, projetado pelo gabinete ARS Arquitectos, uma referência na arquitetura portuguesa da época.

A fração nascente, com entrada pelo n.º 582 da Avenida da República, foi arrendada, a partir de 1942, a Eric Blagden Reid, contrato que se manteve até 1975, ano da morte do inquilino. Após esse período, passou para posse de Miguel Augusto Tavares Ferreira, filho do proprietário original, que realizou obras de alteração e ampliação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já a fração poente, com entrada pelo n.º 568, serviu de residência ao próprio Edmundo Alves Ferreira até à sua morte, em 1971. Posteriormente, a sua esposa permaneceu na casa até 1994, ano do seu falecimento. Atualmente, o imóvel continua a ser habitado por descendentes da família, nomeadamente a sua neta, Isabel Maria Salgado Ferreira, e os seus familiares.

A documentação relativa à classificação do imóvel, pode ser consultada online, no site da Câmara Municipal de Matosinhos (www.cm-matosinhos.pt). O processo físico encontra-se disponível para análise nos Serviços Técnicos da autarquia, bem como na Comissão do Património Arquitetónico e Histórico e na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4