PUB
Amanhecer - sacão

Há um trecho da VCI no Porto que estará cortado durante 1 mês (à noite)

Há um trecho da VCI no Porto que estará cortado durante 1 mês (à noite)

A cidade do Porto prepara-se para uma nova fase das obras de requalificação do antigo Matadouro Industrial, com a instalação de uma passagem pedonal sobre a Via de Cintura Interna (VCI). 

Segundo a autarquia portuense, a operação exigirá a interrupção total do trânsito numa parte da via, afetando assim a circulação entre os acessos de S. Roque/Campanhã e Mercado Abastecedor/Estádio, a partir de 27 de fevereiro. Os trabalhos, que decorrerão durante a madrugada, entre a meia-noite e as 6h, deverão prolongar-se por cerca de um mês.

Para minimizar transtornos, os condutores serão encaminhados para percursos alternativos. No sentido sul-norte, a saída recomendada será no nó de S. Roque/Campanhã, enquanto no sentido inverso, os veículos deverão sair no nó do Mercado Abastecedor/Estádio.

A nova ponte pedonal, constituída por uma estrutura metálica de 6 metros de largura e 48 metros de extensão, pesará aproximadamente 78 toneladas. A sua implantação visa facilitar a mobilidade dos peões, ao conectar as duas margens da VCI.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tal como refere a Câmara do Porto, a passagem permitirá um acesso mais direto ao Estádio do Dragão e visa favorecer a ligação aos transportes públicos e comércios na região, como o Metro do Porto e o Alameda Shop & Spot.

O arranque das intervenções está marcado para o dia 26 de fevereiro, com a montagem das vigas principais que sustentarão a estrutura. A construção também incluirá a fixação de vigas metálicas laterais e centrais, a instalação de lajes pré-fabricadas, corrimãos, redes de proteção, sistemas elétricos e drenagem de águas pluviais. 

Se o cronograma for cumprido, a conclusão da obra está prevista para 20 de março, embora a abertura ao público possa ocorrer numa data posterior. Esta intervenção faz parte do projeto de requalificação do Matadouro Industrial, coordenado pela empresa municipal GO Porto e projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, em colaboração com o ateliê portuense OODA.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2