Entre os meses de maio e setembro de 2025, o Teatro Nacional São João vai estar encerrado para obras. A juntar a este espaço cultural emblemático da cidade do Porto, também o Mosteiro de São Bento da Vitória seguirá o mesmo caminho.
“O Mosteiro vai estar encerrado praticamente todo o ano de 2025. Sensivelmente de fevereiro a dezembro de 2025 e o Teatro de São João vai estar encerrado durante o período relativamente curto – vai ser necessário alguma engenharia logística para que algumas intervenções decorram com a atividade pública a funcionar, mas o TNSJ vai estar encerrado ao público entre maio e o final de setembro” – referiu Pedro Sobrado (via Porto Canal).
Em conferência de imprensa, o presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional de São João (TNSJ) referiu que o teatro em questão viu serem aprovados “três projetos de melhoria de eficiência energética para três dos seus edifícios – Teatro São João, Mosteiro de São Bento da Vitória e um outro imóvel na Rua das Portas do Sol, de guarda-roupa e figurinos”.
Feitas as contas, trata-se de um investimento a rondar os 4 milhões de euros. O TNSJ vai reabrir, expectavelmente, em outubro de 2025, sendo que, quando o fizer, alguns aspetos estarão já devidamente assegurados.
As obras pretendem “promover uma valorização patrimonial dos edifícios”, assim como zelar por uma melhor eficiência energética. Para além disso, um dos objetivos é diminuir as emissões de dióxido de carbono.
Quanto àquilo que será o TNSJ daqui para a frente, Pedro Sobrado admitiu ainda que foi criado um grupo especializado de trabalho, para projetor o futuro deste espaço cultural.