Nuno Calçada Loureiro, natural de Barcelos, será distinguido com a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, também conhecida como “Cruz de Honra”, no próximo sábado, 30 de novembro.
De acordo com o Jornal O Minho, este reconhecimento, a maior distinção papal atribuída a leigos, será entregue pelo arcebispo primaz de Braga, durante a Assembleia Diocesana, no Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, pelas 12h00.
A homenagem destaca o seu contributo para o ensino, especialmente no campo da engenharia. Professor-coordenador no ISVOUGA, em Santa Maria da Feira, Nuno Loureiro possui um currículo extenso. É licenciado em engenharia mecânica e doutorado em indústrias tecnológicas pelo MIT-Portugal. Também concluiu um mestrado em Design Industrial pela Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira académica, lecionou em várias instituições de ensino superior, incluindo o ISEP, o IPCA e o ISPGaya, além de integrar projetos internacionais como professor visitante na Polónia e na Roménia. Atualmente, lidera a Licenciatura em Engenharia de Produção Industrial e duas pós-graduações no ISVOUGA, onde também preside ao Conselho Técnico-Científico.
Nuno Loureiro é membro de várias associações internacionais de engenharia e educação, além de desempenhar funções em organismos nacionais como a Agência Nacional de Inovação e o Instituto Eletrotécnico Português. No campo da investigação, dedica-se ao desenvolvimento de materiais compósitos biodegradáveis no laboratório LAETA.
Recentemente, foi agraciado com o prémio “Licor Beirão / ISVOUGA” pelo seu trabalho orientador em projetos de fim de curso. A atribuição da Medalha Pro Ecclesia et Pontifice sublinha a relevância do seu contributo para o ensino e a inovação tecnológica, e reforça o impacto do seu trabalho tanto a nível académico como social.