
Esta segunda-feira, dia 26 de maio, o Jornal de Notícias (JN) avançou que a Câmara Municipal de Gaia está prestes a fazer uma nova aquisição. Neste caso, irá adquirir o Parque de Santa Luzia à Fábrica da Igreja Paroquial de São Cristóvão de Mafamude.
Como refere a mesma fonte de informação, a aquisição pode ser feita através do direito de opção de compra, que se encontra previsto no contrato de arrendamento celebrado entre ambas as partes, em setembro de 2018.
A compra fica por um total de 504.000 euros, no entanto, a autarquia gaiense só irá precisar de pagar 60.000 euros, já que há lugar ao desconto das rendas que foram sendo pagas ao longo dos anos. Estas perfazem um total de 444.000 euros.
Com base nos documentos que o JN conseguiu aceder, a Câmara de Gaia vê-se obrigada “a manter a Capela de Santa Luzia, permitindo o seu uso público, bem como a celebração de cerimónias religiosas”.
Recorde-se que este parque tem uma área total de 7241 metros quadrados e fica localizado na Rua José Rocha, no Lugar do Monte de Santa Luzia. O mesmo foi deixado, em testamento, à Fábrica da Paróquia de Mafamude.
Na altura, podia ler-se no contrato de arrendamento com a Câmara de Gaia que, no local, seriam desenvolvidas “atividades de conservação dos recursos naturais e da paisagem, bem como de conceção e construção de espaços lúdicos e desportivos”.
Este vínculo tinha a duração de 7 anos, sendo que a Câmara poderia exercer direito de compra até 30 dias antes do contrato chegar ao fim.