PUB
Revista Sabe Bem até 30 de abril

Há um novo sítio no Porto de apoio às vítimas de violência doméstica

Há um novo sítio no Porto de apoio às vítimas de violência doméstica

Foi inaugurado na sexta-feira, 14 de fevereiro, na Rua de Camões, no Porto, um novo Gabinete de Apoio à Vítima, o 11.º a ser criado a nível nacional. A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e de vários membros do Governo, sublinhando a importância da iniciativa no combate à violência doméstica.

Segundo a Câmara do Porto, este novo espaço passa a funcionar dentro do Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público, à semelhança dos restantes gabinetes espalhados pelo país. O projeto insere-se na estratégia governamental de reforço das respostas de apoio às vítimas deste crime, que em 2023 provocou a morte de 22 pessoas. “O objetivo é alcançar a erradicação deste tipo de crime”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na cerimónia marcaram ainda presença a ministra da Justiça, Rita Júdice, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, o procurador-geral da República, Amadeu Guerra, e o presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, José Lázaro.

O Município do Porto tem demonstrado um forte compromisso nesta luta, tendo lançado, em julho de 2023, a Rede de Referenciação e Intervenção na Violência Doméstica. Na altura, Rui Moreira destacou a urgência de unir esforços na resposta a este flagelo social. “Os números da violência doméstica em Portugal são chocantes. É essencial que a prevenção e a intervenção caminhem lado a lado para combater eficazmente este crime”, afirmou o autarca.

Fotografia: Andreia Merca – Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão