PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Há um novo serviço de transportes que acabou de chegar ao Norte

Há um novo serviço de transportes que acabou de chegar ao Norte

A partir desta segunda-feira, 7 de outubro, o concelho de Guimarães, no distrito de Braga, contará com o Vitrusbus, um serviço de transporte flexível que complementará a rede pública de transportes existente.

A apresentação do projeto, realizada este sábado no Largo Cónego José Maria Gomes, contou com a participação de Teresa Santos, adjunta da secretária de Estado da Mobilidade, o presidente da Câmara, Domingos Bragança (PS), e Sérgio Castro Rocha, presidente da Vitrus Ambiente.

O Vitrusbus funcionará apenas mediante solicitação prévia dos utilizadores, que poderão reservar o transporte até às 15h do dia anterior, utilizando o número gratuito 800506060, o website, ou a aplicação da empresa Vitrus.

O serviço é gratuito para quem possui um passe da Guimabus ou Ave Mobilidade e utilizará três minibus totalmente elétricos, em linha com a estratégia Guimarães 2030 para uma cidade climaticamente neutra até ao final da década.

Este serviço visa melhorar a cobertura de transportes em períodos de menor procura, como as noites e fins de semana, permitindo o acesso aos pontos de paragem mais próximos da rede de transportes regulares.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A rede do Vitrusbus está organizada em 10 zonas, com horários de funcionamento das 20h00 às 00h00 todos os dias. Adicionalmente, quatro zonas estarão disponíveis das 08h00 às 20h00 aos fins de semana e feriados, enquanto duas áreas funcionam no mesmo horário durante os dias úteis, quando as escolas estão em férias.

O serviço inclui ainda dois circuitos ativos em dias úteis, das 08h00 às 20h00, ligando Polvoreira e as freguesias de Pencelo e Azurém.

Segundo o Porto Canal, o presidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha, indicou que o investimento no Vitrusbus é de cerca de um milhão de euros, salientando que, apesar dos desafios envolvidos na implementação, está confiante no sucesso do projeto. Teresa Santos elogiou o município por esta iniciativa, referindo a importância de atrair mais pessoas para o transporte público.

Domingos Bragança, presidente do município, referiu que o Vitrusbus é um passo importante para a sustentabilidade ambiental e para a promoção de uma mobilidade mais eficiente, destacando a importância de prestar esclarecimentos à população para garantir uma boa adaptação ao novo serviço.

Fotografia: Fb Vitrus
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem