
A partir de julho, os munícipes de Matosinhos com mais de 65 anos poderão deslocar-se de táxi entre casa e unidades de saúde do concelho por apenas 2,5 euros, no âmbito do novo programa municipal Táxi Saúde 65+. A iniciativa, anunciada esta sexta-feira pela Câmara Municipal, permite até seis viagens anuais por utente, com o restante valor suportado pela autarquia.
O serviço abrange deslocações para hospitais ou centros de saúde, funcionando mediante marcação prévia e em articulação com a STCP Serviços e a Matocooper – Cooperativa de Rádio-Táxi de Matosinhos. Com um orçamento de 200 mil euros, o programa estará disponível em todas as freguesias do concelho e será alvo de monitorização contínua, permitindo ajustes consoante a procura e avaliação de eficácia.
Para beneficiar do apoio, é necessário aderir ao Cartão MATOSINHOSénior, gratuito para os residentes com idade igual ou superior a 65 anos. Quando necessitarem do transporte, os utentes apenas têm de ligar para o número 229 392 450 e solicitar o serviço.
A presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, sublinha que esta é uma medida de inclusão social: “ Queremos garantir que ninguém deixa de aceder a cuidados de saúde por falta de transporte”, afirmou. A autarca considera ainda que o Táxi Saúde 65+ representa “uma solução prática, humana e sustentável”, que aposta na proximidade e na dignidade dos mais velhos. (via Porto Canal)