
Na cerimónia que assinalou o voo inaugural entre o Porto e Boston, esta quarta-feira, o administrador da ANA – Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière, destacou o potencial do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para atingir os 20 milhões de passageiros anuais. Em 2024, a infraestrutura registou 15,9 milhões de utilizadores, apoiada na operação de 35 companhias aéreas e 120 destinos.
Presente no evento, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, sublinhou o “crescimento de 5%” no tráfego aéreo no último ano e classificou o aeroporto como “exemplar, está bem dimensionado e tem capacidade para crescer”. (via JN)
A nova ligação para Boston, operada pela TAP, arrancou com uma taxa de ocupação de 80% e contará com quatro voos semanais. O bilhete tem um preço de partida de 529 euros. Luís Rodrigues, presidente da transportadora aérea nacional, afirmou que a operação tem “mercado garantido” dos dois lados do Atlântico — tanto no Norte de Portugal e na Galiza, como nos Estados Unidos, com destaque para a comunidade lusófona. (via JN)
“A TAP nunca esteve zangada com o aeroporto do Porto. É um ativo estratégico, para o qual vamos olhar com muito carinho, a longo prazo”, assegurou Luís Rodrigues.
Sobre a possibilidade de uma ampliação do aeroporto, Thierry Ligonnière afirmou que o tema será discutido “com os parceiros, nomeadamente as câmaras municipais”, e que uma eventual expansão ocorrerá por etapas. Para já, decorrem obras noturnas na pista.
O responsável da ANA destacou ainda o impacto económico do setor da aviação em Portugal, referindo os milhares de empregos gerados e a sua relevância para o Produto Interno Bruto nacional, além da categoria de “quatro estrelas” atribuída ao Francisco Sá Carneiro e dos prémios recebidos ao longo dos anos.