No Coliseu do Porto, está prestes a nascer o Clube de Teatro Ativista (CTA). Tal como refere a própria entidade cultural, este projeto tem o objetivo de juntar duas grandes áreas: a arte e o ativismo, como o próprio nome sugere.
As sessões do CTA arrancam já esta quinta-feira, dia 14 de novembro, e vão acontecer até ao dia 3 de julho de 2025.
O lançamento deste novo clube de teatro dá o mote para as comemorações dos 30 anos da Associação Amigos do Coliseu do Porto. Este foi dinamizado pelo Serviço Educativo Coliseu, sendo que o Clube de Teatro Ativista terá direção artística e orientação do ator, encenador e professor portuense Pedro Lamares.
Como refere a própria organização, o grande fito deste Clube de Teatro Ativista é criar um espaço livre, onde as pessoas possam pensar e debater, sempre por intermédio da arte, que, neste caso, ajuda a conduzir o pensamento.
Assim, é de prever que, neste novo clube, todos possam ser voz e corpo de um “manifesto que se pretende disruptivo”, através do teatro, que acontecerá no Coliseu e noutros sítios da cidade do Porto.
Segundo Miguel Guedes, presidente do Coliseu do Porto, “com o Clube de Teatro Ativista, abre-se no Coliseu Porto Ageas um espaço onde o teatro se agiganta na ação, onde o palco se expande à vida dos cidadãos, onde o guião sai das manchetes e atravessa todos numa urgência de liberdade, autenticidade, comprometimento e pensamento crítico”.
“Este projeto não reforça apenas a nossa missão de promoção da arte como veículo de mudança e consciência social: ele mantém viva a memória de um espaço que a todos pertence, e que desde 1941 abre as suas portas aos que amam e defendem o papel central que a cultura pode representar na vida de todos” – acrescenta.
Neste grupo de teatro, todos podem participar, com ou sem experiência, apenas precisam de ser maiores de 15 anos de idade. Contudo, importa referir que as vagas foram rapidamente preenchidas. A mensalidade custa 45€ e as sessões vão ter lugar todas as quintas-feiras, em horário pós-laboral. Há desconto de 50% para pessoas em situação de desemprego e 20% de desconto para Amigos do Coliseu.
Mais informações podem ser vistas aqui.