
Numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Porto, foi inaugurado mais um “Work Café” da Santander. Este fica localizado na Avenida dos Aliados, nº 37, e é o quarto estabelecimento do género em Portugal.
O espaço distingue-se por combinar uma agência bancária, uma cafetaria e uma área de co-working num só local. A proposta do Work Café assenta na criação de um ambiente moderno e funcional, com espaços amplos e acessíveis ao público num horário alargado, das 8h30 às 17h30.
Ao adotar um conceito open space, o banco procura estimular a interação e o dinamismo entre utilizadores, disponibilizando áreas para trabalho e lazer. Quem se pronuncia sobre o novo “Work Café” é a Administradora Executiva do Santander Portugal.
Isabel Guerreiro destaca “o conceito inovador do espaço, que combina os serviços bancários com áreas de trabalho e lazer, e que permite ao banco estar mais próximo dos seus clientes e da comunidade”.
A própria acrescenta ainda que “quem visita [o espaço do Santander] pode aproveitar a zona de co-work para partilhar experiências e ideias, organizar reuniões numa das várias salas privadas, ou fazer uma pausa para tomar um café na cafetaria. Ao mesmo tempo, pode tratar dos seus assuntos financeiros”.




O edifício onde o Work Café agora opera tem um significado histórico para o banco, pois corresponde ao seu balcão mais antigo. Originalmente chamado Banco Aliança no século XIX, passou a ser a sede do Banco Totta no Porto antes de integrar a marca Santander.
A preservação do património foi uma prioridade, sendo que foram mantidos elementos arquitetónicos originais, como uma tela pintada no teto e estruturas em madeira. O local é, inclusive, reconhecido como património cultural protegido.
Com um design contemporâneo, o Work Café do Porto está equipado com wi-fi gratuito e zonas pensadas para diferentes necessidades, permitindo assim que qualquer pessoa possa trabalhar, estudar, reunir-se ou simplesmente desfrutar de um café. Para quem procura mais privacidade, estão disponíveis salas reservadas para reuniões.
A estrutura do espaço também contempla um atendimento personalizado, direcionado a clientes que desejam realizar operações bancárias. Além do acesso ao Santander Express, que inclui serviços de self banking e ATM’s, o local conta com gestores prontos a auxiliar em serviços financeiros mais complexos.
Como explica o Santander Portugal, em nota à imprensa, o design também teve em consideração a acessibilidade, ao garantir condições para pessoas com mobilidade reduzida.