Sabe Bem

Há um novo curso sobre “Os Lusíadas” no Porto

Há um novo curso sobre

O Museu da Cidade do Porto está a promover na próxima edição dos Cursos Breves uma formação sobre «Os Lusíadas», de Luís Vaz de Camões. O curso está organizado em quatro sessões, orientadas por José Meirinhos, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e diretor do Departamento de Filosofia.

Cada sessão da iniciativa será dedicada à leitura e análise de um canto desta obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje.

“Os Lusíadas entraram no nosso imaginário, na nossa cultura. A obra constitui sempre uma reflexão sobre o tempo presente”, afirma José Meirinhos, citado pela Ágora.

Assim, a primeira sessão, irá partir da análise do primeiro canto «O concílio dos deuses e o destino dos portugueses», onde será contextualizado o autor, a obra e a sua incorporação pela cultura portuguesa; e na segunda sessão, os participantes terão a oportunidade de, a partir da personagem do Velho do Restelo, refletir sobre Portugal e a contrariedade.

Já na terceira sessão, o foco incide sobre a ideia de metamorfose pelo amor (a partir do canto IX); e por fim, o curso encerrará com um debate a respeito do futuro de Portugal a partir do estudo do canto X.

As sessões vão decorrer todas as segundas-feiras de janeiro, nos dias 9, 16, 23 e 30, entre as 18h e as 20h, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. As inscrições estão abertas até 6 de janeiro e podem ser feitas online.

Foto: Filipa Brito

PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobompouparassim&utm_campaign=institucional