Parece que o que não falta, na cidade do Porto, são motivos para festejar. Pedro Ramalho, que faz parte do programa municipal de Apoio a Atletas de Elite e Elevado Potencial Desportivo da Câmara do Porto, derrotou o sueco Max Lindbland no co-main event do ADXC 5.
A vitória foi conseguida em Abu Dhabi e, como refere a Ágora, este torneio mundial de luta livre é um dos eventos mais significativos do ano no universo do jiu-jitsu e grappling.
A competição ocorreu na Mubadala Arena e contou com a participação de celebridades como Chad Mendes e Urijah Faber, ambos ex-lutadores do UFC, o brasileiro Bibiano Fernandes, e Rayron Gracie, membro da família Gracie, pioneira do jiu-jitsu brasileiro.
Pedro Paquito Ramalho, integrante da equipa Focus Jiu Jitsu HQ, destacou-se ao vencer em Abu Dhabi, levando bem longe o nome de Portugal, fortalecendo a sua reputação no cenário global do jiu-jitsu.
Pedro Ramalho é bicampeão mundial de jiu-jitsu em duas das três competições mais prestigiadas do mundo – o World Professional Jiu-Jitsu Championship e o torneio da JJIF (Jiu-Jitsu International Federation).
Na sua conta de Instagram, o atleta referiu estar “muito feliz com esta vitória, depois de uma partida super difícil”.
“Quase desisti devido a uma intoxicação alimentar algumas horas antes da competição, mas felizmente tenho ótimas pessoas que me convenceram a competir e, no final das contas, tudo correu bem” – acrescenta.
Fotografia: Ágora Porto