
Ao que tudo indica, o Museu das Marionetas do Porto (MMP) está prestes a reabrir. Depois de 3 meses em obras de ampliação e renovação, o espaço será reaberto no dia 21 de março, sexta-feira.
De acordo com o Porto Canal, o MMP vai abrir com a exposição “Universo Onírico”. Ao que foi possível apurar, esta irá reunir marionetas e alguns adereços de “espetáculos icónicos” da companhia, conforme cita o mesmo noticioso.
Nas palavras da diretora do museu, houve lugar a uma alteração significativa em termos de construção dos novos espaços, especialmente para exposições. Isabel Barros refere que “há uma renovação muito grande nos dois pisos que acolherão a nova exposição e que irá surpreender, sobretudo, o público que já conhece o museu”.
Apesar de todas estas alterações, a própria salienta que o MMP continua a ser “sempre em torno do autor” que esteve na origem do museu: João Paulo Seara Cardoso. Tanto assim é que Isabel Barros considera o espaço como um “museu de autor”.
Recorde-se que o museu foi inaugurado em 2013, no dia 3 de fevereiro, que é o dia de aniversário de João Paulo Seara Cardoso. Passado mais de uma década, a atual diretora do museu acredita que o “propósito e missão” do espaço continuam bem vivos.
Isabel Barros, citada pelo mesmo meio de comunicação, refere ainda que as alterações principais têm a ver “com a criação de quatro novas vitrinas e o consequente aumento da área expositiva, que inclui uma sala de exposições temporárias, disponível para outras companhias de teatro de marionetas”
Também no espaço dedicado à experimentação, o Museu de Marionetas do Porto passa a ter condições “mais apelativas”. Vale a pena referir que é aqui que se manipulam as marionetas e que se trabalha elementos como a luz, o som e o vídeo.
Neste museu, é possível encontrar um mural dedicado ao amor, ilustrações de “Cinderela”, marionetas da peça “A cor do céu”, ou até um mini-teatro, entre muitas outras coisas. Mais informações podem ser encontradas aqui.