
Há um monumento, na cidade do Porto, mais concretamente em Lordelo do Ouro, que acabou de ser restaurado. Trata-se do monumento “À Grei”, que fica no Jardim de António Calém e que acabou os seus trabalhos de conservação e restauro.
De acordo com a Câmara do Porto, a empreitada em questão teve como objetivo limpar e tratar a cantaria, repor tudo o que estava escrito no metal, assim como regravar e pintar o mapa que aborda algumas das mais importantes descobertas dos portugueses, via mar.
Recorde-se que a obra de arte em questão é da autoria do escultor Lagoa Henriques e já existe na cidade do Porto desde a década de 60. Na altura, surgiu por causa das comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique.
Como refere a mesma fonte, o monumento referido, na altura, contou com um arranjo urbanístico dos arquitetos Luís Cunha e Vasco Mendes. O monumento é uma espécie de “agradecimento” às gentes da cidade que tripularam a primeira armada do Infante, em 1415.
No grupo escultórico, é possível ver, em bronze, três representações de homens. Ao olhar com atenção, é ainda possível observar as rotas marítimas dos portugueses, assim como uma transcrição dos “Capítulos Gerais da Cidade do Porto nas Cortes de 1436”.
Com a nova requalificação, o monumento “À Grei” volta a poder ser observado, desta vez com os seus elementos atualizados e ainda mais robustos.