PUB
Amanhecer - sacão

Há um festival de cinema que arrancou hoje no Porto (e só acaba domingo)

Há um festival de cinema que arrancou hoje no Porto (e só acaba domingo)

A oitava edição do Porto Femme, festival internacional de cinema, arranca esta segunda-feira, dia 7 de abril, no Porto, sob o tema central das “invisibilidades”. Este ano, serão exibidos 120 filmes, com destaque para a solidariedade feminista e para narrativas que muitas vezes permanecem à margem do grande público.

Sessão de abertura com filmes marcantes

A abertura oficial acontece no cinema Batalha, onde será exibido, de acordo com o Porto Canal, o filme austríaco “Gina” (2024), da realizadora Ulrike Kofler. Este filme aborda as complexas relações entre três gerações de mulheres marcadas pela negligência familiar.

Além deste, será também projetado o documentário “Silence of Reason” (2023), de Kumjana Novakova, que dá voz às mulheres que sobreviveram aos campos de violação de Foča durante a guerra na Bósnia-Herzegovina.

Estreia mundial de documentário sobre escritoras do Atlântico

Um dos destaques desta edição é a estreia mundial do documentário “Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra” (2024), realizado por Raquel Freire. O filme, desenvolvido no âmbito do projeto WOMENLIT, explora as experiências de escritoras do Atlântico afro-luso-brasileiro, abordando questões relacionadas com memória, resistência e criação literária.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Novidade: Encontro de Bárbaras e prémio ativista

Pela primeira vez, o Porto Femme inclui o “Encontro de Bárbaras”, uma iniciativa destinada a dar visibilidade e oportunidades a produtoras e realizadoras que procuram apresentar os seus projetos a profissionais da indústria cinematográfica. Outro ponto alto do festival será a atribuição do Prémio Sociedade ao Clube Safo, pelo seu ativismo e dedicação à justiça social.

Homenagem à cineasta Rita Azevedo Gomes

A edição deste ano presta uma homenagem especial à cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes, reconhecendo a sua abordagem única à realização e a sua contribuição para o cinema independente.

O Porto Femme decorre até ao dia 13 de abril, com exibições em diferentes locais emblemáticos da cidade, como o Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, Maus Hábitos, Passos Manuel e Universidade Lusófona do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4