Quando se fala em Portugal, a cidade do Porto costuma estar sempre na vanguarda da inovação. Uma prova disso mesmo é o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) que vai passar a ter um curso que não existe em mais lado nenhum do país.
De acordo com o JN, vai abrir em setembro um doutoramento na área da Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes. O ISEP passará, desta forma, a ser a única instituição do Politécnico do Porto que contempla um doutoramento.
O anúncio foi feito pela própria instituição, esta segunda-feira, 13 de maio. Pelos vistos, os doutoramentos do ISEP não vão ficar por aqui, já que a faculdade em questão terá submetido mais cinco propostas de doutoramentos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
No documento emitido pelo ISEP, a presidente do instituto demonstra-se bastante satisfeita com este novo passo. No seu entender, trata-se de um marco muito importante para o ISEP e para a educação em Portugal.
“A realização deste doutoramento, o primeiro do país nesta área de saber, vem comprovar a excelência deste instituto em prol do conhecimento, inovação e progresso na área da engenharia” – considera Maria João Viamonte.
A própria ainda acrescenta que o programa tem o objetivo de “fornecer uma formação científica avançada dos fundamentos da Inteligência Artificial e capacitar na Conceção e Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes que permitam resolver problemas complexos em Empresas e outras Organizações, contribuindo para o desenvolvimento da Sociedade, tendo sempre em conta aspetos éticos e sociais” (via JN).
Como referido anteriormente, o doutoramento irá iniciar-se em setembro deste ano. O curso é único no país e promete instruir a comunidade estudantil acerca de uma área em grande destaque na atualidade: a Inteligência Artificial.