
Esta segunda-feira, dia 2 de junho, ficou marcada pelo lançamento de um novo concurso relativo à reabilitação e ampliação do Teatro Almeida e Sousa, na freguesia de Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o preço base do concurso arranca nos 4,7 milhões de euros, tal como publicado em Diário da República, nas últimas horas. As propostas podem ser enviadas até ao dia 1 de agosto.
Recorde-se que este não é o primeiro concurso feito pela Câmara de Gaia, em relação à requalificação do Teatro Almeida e Sousa. Já no ano de 2024, tinha sido lançado um concurso com o preço a arrancar nos 4 milhões de euros.
Vale a pena referir que este espaço cultural em Gaia já está fechado desde 1997. Isto é, há cerca de 28 anos. Como refere o mesmo meio noticioso, a Câmara de Gaia comprou o Teatro Almeida e Sousa, no ano de 2019.
Na altura, aquando da aquisição do teatro por parte da autarquia gaiense, foi referido que o objetivo era levar a cabo uma “recuperação para atividades que se prendem com artes de espetáculo de modo a melhor servir o meio cultural e social, concelhio e local”.
Este teatro existe desde o fim do século XIX (1895), sendo que, em tempos, a comunidade local chegou a iniciar uma obra que acabou por não ser concluída. Numa avaliação anterior do imóvel, chegou-se a fazer uma avaliação de 800.000 euros, no que toca às obras de melhoria. Valor esse que se encontra bastante abaixo do atual valor proposto em concurso.
Espera-se que, depois das obras ficarem concluídas, o Teatro Almeida e Sousa vá conter um auditório para cerca de 200 pessoas, ao qual se juntará uma sala de exposições. Deverá ter ainda mais algumas finalidades, ainda por divulgar, à luz da informação avançada pelo JN.