Refira-se que as casas serão apresentadas durante uma visita que a presidente da câmara, Luísa Salgueiro, fará aos quatro projetos existentes. O roteiro terá início pelas 9h30, na Praça dos Pescadores, casa 4 (Bairro dos Pescadores).
“Para além de permitir dar resposta a pedidos de habitação de pessoas sem família, as casas partilhadas permitem ainda combater a solidão e o isolamento, favorecendo a inserção social dos inquilinos. As duas novas casas partilhadas estão localizadas no Bairro dos Pescadores e no Conjunto Habitacional da Biquinha, estando esta última já habitada por quatro homens”, pode ler-se na nota enviada às redações.
As habitações partilhadas foram objeto de requalificação por parte da Matosinhos Habit, sendo entregues aos moradores já mobiladas e equipadas.
Os beneficiários ficam, no entanto, obrigados à sua manutenção e ao pagamento de uma taxa de utilização que inclui os consumos de água e eletricidade, estabelecendo as regras de convivência com o auxílio dos técnicos da empresa municipal de habitação.
Recorde-se que a primeira habitação partilhada de Matosinhos foi inaugurada em julho de 2015, procurando diversificar as respostas da autarquia ao crescente número de pedidos de habitação por parte de pessoas sem família. Face ao sucesso deste projeto-piloto, destinado a três homens, a Matosinhos Habit criou em 2016 um segundo lar partilhado, ocupado por três jovens provenientes de instituições de solidariedade social e em processo de autonomização.
Quarta-feira 31 Janeiro, 2018
Há mais duas habitações partilhadas em Matosinhos
Dando sequência à aposta da autarquia neste modo inovador de habitação social, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Habit apresentam na sexta-feira, 2 de fevereiro, dois novos projetos de habitação partilhada.