PUB
Amanhecer

Há mais de 25 anos nascia o festival Marés Vivas: como era na altura?

Há mais de 25 anos nascia o festival Marés Vivas: como era na altura?

Estamos prestes a entrar no mês de julho, altura em que acontece um dos principais festivais do distrito do Porto: o MEO Marés Vivas. É em Vila Nova de Gaia que o evento se desenrola e já tem confirmados nomes como Scorpions ou 30 Seconds To Mars.

Hoje em dia, é um dos grandes acontecimentos do ano na região, no entanto sempre foi assim. Dito isto, como e quando foi a primeira edição?

A primeira edição não foi em Gaia

Tal como refere a NiT, a primeira edição do MEO Marés Vivas não aconteceu apenas em Vila Nova de Gaia. Foi em diferentes locais do Grande Porto, no verão de 1999, e foi mais simples e pequeno do que o que estamos habituados.

Na altura, o cartaz era composto por nomes como Rui Veloso, Blind Zero, Da Weasel, Clã e Ornatos Violeta. Só a partir de 2000 é que o Marés Vivas passou a acontecer em Gaia e, em 2001, recebeu os primeiros artistas estrangeiros: Guano Apes, Fun Lovin Criminals, Yo La Tengo e Jon Spencer Blues Explosion.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Novamente sobre a edição de 1999, o festival não aconteceu numa sequência de dias. Antes pelo contrário, como se pode ler numa reportagem do JPN, o evento foi acontecendo ao longo dos fins de semana de julho e agosto.

Apesar de associarmos o primeiro Marés Vivas ao Porto, este também aconteceu noutras zonas, como por exemplo Crestuma, em Gaia. Ao mesmo meio noticioso, Jorge Silva, organizador, refere que o evento começou de forma “artesanal” e “sem grandes regras de profissionalismo”.

Os anos passaram-se e o Marés Vivas é cada vez mais um evento de relevo no panorama musical do país. Ao longo de vários anos, o evento já viu pisar o seu palco nomes como Bryan Adams, Elton John, Sting e muito mais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão