PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Há casas no Porto que vão ter barulho controlado e o motivo é este

Há casas no Porto que vão ter barulho controlado e o motivo é este

Ao que tudo indica, a cidade do Porto vai ficar mais controlada em termos de ruído. Isto porque foi importado o projeto espanhol We Respect, que tem o objetivo de controlar o barulho que é feito em alojamentos locais.

De acordo com o Porto Canal, o anúncio foi feito pela Associação de Alojamento Local em Portugal (ALEP). Sobre o assunto, Nuno Trigo, responsável da ALEP, revela que o sistema foi testado em Lisboa e o seu próximo destino é a Invicta.

“Este projeto é importante porque preconiza a alma do que a ALEP pensa para o futuro do Alojamento Local. Este projeto vem melhorar a convivência de uma atividade económica e a vizinhança” – explicou.

Na prática, este projeto monitoriza o ruído, ao pormenor, dentro das habitações, não podendo exceder determinados valores. Além disso, o projeto também pretende ajudar a controlar a separação de resíduos feito por quem usa Alojamento Local.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Que tipo de alertas são emitidos?

Como explica Gabriel Perez, da empresa que criou o We Respect, em Lisboa, foi possível observar que 32% dos alertas são relativos a ruídos em jantares. Já 17% dos barulhos detectados têm a ver com televisão. 

Para além disso, registam-se ainda uns 47% de “ruídos diversos”. Neste lote, contempla-se tudo o que envolve “crianças a chorar, crianças a brincar, conversas em tom mais alto” (via Porto Canal).

De qualquer maneira, pelo menos em Lisboa, também há a indicação que só 2% dos barulhos são motivados por festas. Resumidamente, este sistema do We Respect controla os níveis acústicos da casa e pretende avisar sobre qualquer ruído que possa causar desconforto nos vizinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil