
Para este sábado, dia 12 de abril, a Galeria Municipal do Porto tem preparado um dia recheado de propostas culturais abertas ao público, com destaque para sessões que cruzam arte, música, performance e reflexão.
De acordo com a Câmara do Porto, a manhã arranca às 11h na Fonoteca Municipal, com mais uma edição da iniciativa “Escuta Ativa”. O convidado desta sessão é João Sarmento, jesuíta, escultor e diretor artístico da Brotéria, espaço cultural em Lisboa.
Com formação académica em Filosofia, Escultura e Teologia, o próprio traz um olhar multidisciplinar para o programa da exposição “Forma Primeira”, da autoria de Francisco Pedro Oliveira. Para esta sessão, escolheu ouvir e comentar o disco Pithecanthropus Erectus, de Charles Mingus.
Durante a tarde, as atenções voltam-se para a exposição “Profundidade de Campo”, da artista Mónica de Miranda. A segunda de cinco ativações desta exposição contará com a performance “Migro, logo existo: Interstícios do Não-Ser”, apresentada por Marinho Pina.
O artista propõe uma viagem sensorial e crítica pelos espaços esquecidos entre pertenças e fronteiras — físicas, ideológicas ou culturais — desafiando assim o público a pensar novos significados para a condição humana.
Todas as atividades têm entrada gratuita. A programação completa está disponível no site da Galeria Municipal do Porto.
Foto: via CMP (crédito: Renato Cruz Santos)