PUB
CMPorto

Há atividades grátis no Cinema da Batalha já nesta 6ª feira

Há atividades grátis no Cinema da Batalha já nesta 6ª feira

É já nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, que o Batalha Centro de Cinema vai acolher uma série de atividades de entrada gratuita, integradas do projeto “Bestiari”, concebido para representar a Catalunha na 60ª Exposição Internacional de Arte — La Biennale di Venezia. 

Entre os participantes nas sessões estarão Carlos Casas, Chris Watson e Filipa César. De acordo com a Câmara do Porto, “Bestiari” é uma instalação imersiva desenvolvida por Carlos Casas sob curadoria de Filipa Ramos.

“Bestiari” inspira-se no texto medieval catalão “Disputa de l’ase”, de 1417, e o objetivo é reinterpretar o mesmo de forma especulativa. A obra explora o sonho como uma experiência de transformação, através da qual se podem descobrir novas conexões com o mundo natural.

Com recurso a som e imagens em movimento, “Bestiari” propõe uma visão de futuro em que as relações entre espécies são mais equilibradas e menos centradas no ser humano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As atividades no Batalha começam às 15h com uma masterclass de Chris Watson, responsável pela gravação e composição sonora de “Bestiari”. O músico e sonoplasta propõe-se a partilhar as suas experiências e métodos de gravação em ambientes naturais, com estudos de caso. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se pelo e-mail [email protected].

Às 19h, Chris Watson e Carlos Casas juntam-se a Filipa César para uma conversa sobre o projeto. O trio discutirá a colaboração que envolve a busca e apresentação de sons da natureza, sempre com o fito de explorar o modo como essa abordagem alcança o público.

Depois disso, haverá espaço à exibição do filme “Cemetery”, de Carlos Casas. Esta produção mistura elementos de documentário, cinema experimental, road movie e paisagem sonora, sendo que aborda temas como memória, extinção e interações entre espécies.

Mais tarde, pelas 22h, na Arda Recorders, Carlos Casas será responsável por uma sessão ao vivo de remistura dos sons de “Bestiari”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3