
A cidade do Porto vai receber um ciclo de concertos exclusivamente protagonizados por mulheres, de março a novembro de 2025. Este chama-se “Porto Sounds Secret” e é organizado pela empresa municipal Ágora.
Ao todo, engloba quatro espetáculos de entrada gratuita. O primeiro concerto está marcado para o dia 29 de março, no Teatro Helena Sá e Costa, e assinala o Piano Day (via Ágora).
A pianista Marta Menezes será a artista em destaque, com uma apresentação inserida no projeto “Ecos de Pinho Vargas”, que homenageia o compositor António Pinho Vargas. O concerto terá início às 17h e a entrada será livre, sujeita à capacidade do local.
A 1 de junho, o ciclo prossegue com Rita Redshoes e o seu projeto “Chinfrim”, num concerto pensado para todas as idades. A partir das 15h, a artista apresentará um repertório que retrata o quotidiano infantil, com temas sobre brincadeiras, animais e pequenas descobertas.
O público será incentivado a participar ativamente, ao ter a possibilidade de contribuir com sons e interações espontâneas. Em setembro, a música de Selma Uamusse dará continuidade ao evento.
A cantora moçambicana, que construiu uma carreira em Portugal ao longo de três décadas, subirá ao palco no dia 21, às 18h, para um concerto que atravessa diferentes influências musicais, unindo tradição e modernidade.
Por fim, a 23 de novembro, também às 18h, A Garota Não irá encerrar o ciclo com a apresentação do seu novo álbum. O projeto de Cátia Mazari Oliveira trará ao Porto um espétaculo de caráter reflexivo, onde a música se cruza com a intervenção social e política.
Os locais dos concertos de junho, setembro e novembro ainda são “segredo”, fazendo jus ao título da iniciativa, e serão divulgados mais perto das respetivas datas. Para já, o que se sabe é que a entrada será gratuita e limitada à capacidade de cada espaço.