O ano está a chegar ao fim, o que quer dizer que, também o programa do “Cultura em Expansão” de 2024 está a aproximar-se do final. Até lá, ainda há alguns espetáculos para ver na cidade do Porto.
De acordo com a autarquia, um deles é já nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, sendo que haverá lugar a um espetáculo musical “frente-a-frente”, uma criação de Inês Campos e Vahan Kerovpyan, que acontecerá na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira.
Já no sábado e no domingo, dias 30 de novembro e 1 de dezembro, o Café Asa de Mosca será palco das atividades de encerramento do projeto “Encruzilhada”, com performances e um encontro especial.
De que tratam os espetáculos em si?
Começando pela sexta-feira à noite, por volta das 21h30, Inês Campos e Vahan Kerovpyan apresentam um concerto encenado que explora a riqueza de diferentes culturas através da música e da expressão corporal.
Recorde-se que o espetáculo, criado a partir de uma colaboração com o Teatro do Frio, foi inspirado pelo trabalho de Augusto Borges Ramos. Este é conhecido na comunidade como “Ramos Indiano”, numa alusão às raízes culturais do artista e pelo seu arquivo único sobre cinema de Bollywood.
Tal como tem vindo a acontecer em eventos do “Cultura em Expansão”, a entrada para este evento é gratuita, com bilhetes disponíveis no local a partir das 21h30, limitados a dois por pessoa.
Já no sábado e no domingo, é a vez do projeto “Encruzilhada” chegar ao público portuense. No primeiro dia, o público é convidado a participar em sessões de performance 1-a-1, conduzidas pelos artistas Xavier de Sousa, Aura e Dori Nigro.
Segundo a mesma fonte de informação, as apresentações, com duração de 30 minutos, decorrem no Café Asa de Mosca, na freguesia do Bonfim, entre as 10h e as 18h. Os interessados podem reservar um lugar através de um formulário online.
No domingo, o encerramento acontece com um almoço-conversa, agendado para as 13h no mesmo local, em colaboração com Rebecca Moradalizadeh. O momento em questão será uma oportunidade para refletir sobre as experiências vividas ao longo do projeto. A participação é gratuita, limitada a 50 pessoas, e os bilhetes podem ser levantados no dia, a partir das 12h.