
Entre os meses de julho e setembro, o comércio portuense vai ser palco de uma iniciativa original que promete dar nova vida às montras da cidade. A Câmara Municipal do Porto lança uma nova edição do programa “Comércio Fora do Sítio”.
Assim, desafiam-se dez estabelecimentos — cinco integrados no comércio tradicional de rua e cinco pertencentes ao reconhecido projeto “Porto de Tradição” — a participar numa troca simbólica de produtos ou elementos distintivos.
Como explica a autarquia portuense, cada loja será emparelhada com outra, e o resultado dessa permuta será visível nas suas vitrines, reinventadas por especialistas em vitrinismo. Esta intervenção artística não só valoriza os espaços comerciais como propõe uma nova forma de narrar a história local.
As inscrições estão abertas de 13 a 28 de maio, e devem ser feitas online, através de um formulário específico.
Mais do que um exercício estético, esta ação visa reforçar o papel do comércio de proximidade na vida da cidade, através de um percurso urbano repleto de montras criativas, experiências sensoriais e dinâmicas inovadoras de interação com os consumidores.
Os lojistas participantes terão acesso gratuito ao trabalho de vitrinistas profissionais, inserção numa campanha digital cuidadosamente produzida, colaborações com influenciadores, visitas guiadas, um passaporte interativo com áudio-guias e iniciativas de incentivo ao público, como um sorteio de prémios culturais.
Os titulares do Cartão Porto terão ainda vantagens adicionais, nomeadamente o dobro dos cupões de participação quando visitarem as lojas envolvidas no projeto. Todos os detalhes sobre o programa e os critérios de participação estão disponíveis aqui.
Pode ainda ler o regulamento aqui.