O alto comissário da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), António Guterres, apelou ontem a uma “resposta solidária” da Europa à crise dos refugiados, sublinhando que não é dramático para Portugal se receber quatro mil pessoas.
“Importa que o Governo e os municípios possam enquadrar a atividade e garantir a integração dos 4.000 migrantes. É um problema que tem de ser resolvido, mas não é um impacto dramático na sociedade portuguesa”, declarou. O responsável admitiu ter ficado “impressionado” com a mobilização de solidariedade da sociedade portuguesa e com a criação de uma plataforma de ajuda aos refugiados, que envolve todas as organizações mais credíveis do país. “Não há nenhuma maneira de responder a uma crise desta dimensão se cada país agir por si, se tomar decisões tendo em conta os próprios interesses. É preciso uma resposta da Europa solidária face aquilo que em circunstâncias normais seria relativamente fácil gerir”, sublinhou.
Terça-feira 22 Setembro, 2015
Guterres diz que Portugal tem condições para acolher quatro mil refugiados
“Não há nenhuma maneira de responder a uma crise desta dimensão se cada país agir por si, se tomar decisões tendo em conta os próprios interesses”, referiu.