A Segurança Informática e a Inteligência Artificial são dois dos principais desafios do século XXI, e por consequência, revelam-se assuntos-chave em discussão, em diversas palestras e workshops, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nos dias 23, 24, 25 e 26 de março.
Trata-se da 12ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI), organizada por alunos da FEUP, que alcança em 2018 um novo recorde de adesão: mais de 700 participantes. Mais de 500 inscritos são de fora do Porto.
No total, são mais de 40 momentos – entre palestras, workshops e outras atividades -, com mais de 40 conceituados oradores nacionais e internacionais. Temas como Desenvolvimento de Jogos e Internet of Things estão também em discussão neste congresso.
Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, preside à sessão de abertura, no dia 23, sexta-feira, pelas 17h30.
Sábado, dia 24, e domingo, dia 25, são os dias principais, com os mais reputados e aguardados speakers.
Andrew Tanenbaum (Painel MINIX 3: A Reliable and Secure Operating System) é professor Emérito na Vrije Universiteit Amsterdam e criador do sistema operativo MINIX 3. É uma referência no mundo da Informática, tendo escrito vários livros sobre Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Sistemas Operativos Modernos. Sábado, dia 24, às 11h.
Já Alexey Sidorenko (Painel The Closure: Como o Governo russo procura exercer controlo total na internet) é o atual diretor do project Teplitsa, que se foca no uso de tecnologias para o bem social, e vai tocar num assunto muito controverso na Rússia: a liberdade de expressão na internet. Domingo, dia 25, às 14h30.
Wolfgang Merkt (Painel From Industrial Automation, Disaster Recovery, and Space Exploration: A Journey in Practical Robotics) é estudante de Doutoramento na Universidade de Edimburgo, trabalha em investigação na área da robótica, estando atualmente a colaborar com a NASA na criação de um robô humanoide chamado Valkyrie. Domingo, dia 25, às 10h.
Além dos cabeças-de-cartaz, Job van der Voort (Painel Growing an Open Company – sábado, dia 24, 15h15), Guilherme Duarte (autor do famoso blog que dá nome ao painel “Por Falar Noutra Coisa” – sábado, dia 24, 15h30) e o ex-aluno da FEUP João Leal, project manager na Google (Painel De Portugal para a Google – sábado, dia 24, às 14h00), são os oradores mais cobiçados do palco principal
O painel Educação 4.0 é a última palestra de sábado, marcada para as 16h45, com a presença de Filipe Araújo (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto), Raúl Vidal (professor Emérito da FEUP) e Maria João Horta (subdiretora-geral da Direção-Geral da Educação).
No último dia, pelas 10h, Nelson Pinho, líder de Segurança Pública e Indústria de Segurança Nacional da Microsoft Portugal, falará sobre “Will You Disrupt or Be Disrupted in 2018? Digital Transformation and the New Face of Business”.
Ainda no dia 26 de março, pelas 11h, Rui Guedes falará sobre Novas Realidades Digitais (Virtual, Aumentada, Mista), numa palestra que terá como objetivo a exploração do tema das novas realidades, a distinção entre elas, a aplicabilidade no mundo real, as abordagens tecnológicas e o seu enquadramento no futuro da tecnologia.
Com networking à mistura, o evento contará ainda com desafios e Hackathons, oferecendo fantásticos prémios para os melhores classificados
Esta 12ª edição inclui os tradicionais momentos de diversão noturnos, que são uma excelente via de networking e transferência de conhecimento.