PUB
Amanhecer - sacão

Gulbenkian atribui 9.560 euros ao projeto Matosinhos Inclusivo

Gulbenkian atribui 9.560 euros ao projeto Matosinhos Inclusivo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Destinado a apoiar o sucesso escolar e a integração de jovens do concelho com necessidades especiais, o projeto Matosinhos Inclusivo recebeu um subsídio de 9.560 euros da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em comunicado, a Câmara de Matosinhos explica que o financiamento concedido pela Gulbenkian – promotora do concurso “Educação Especial 2016” – destina-se a comparticipar as despesas do projeto, com base no orçamento apresentado pelo município.
No âmbito do Projeto Educativo Municipal, a Câmara de Matosinhos apresentou uma candidatura ao apoio, com o objetivo de reforçar as práticas promotoras da inclusão e do sucesso dos alunos.
O Matosinhos Inclusivo pretende capacitar os “agentes educativos” que, diariamente, lidam com alunos com necessidades educativas especiais para que possam dar respostas adequadas a cada jovem.
“Partindo de uma avaliação de necessidades existentes na rede escolar pública, e tendo em conta os contributos dos agrupamentos de escolas sobre a realidade dos contextos educativos no âmbito da educação especial, o projeto Matosinhos Inclusivo aposta no efeito multiplicador das ações realizadas junto dos agentes educativos e na criação de condições físicas que potenciem a sua atuação”, sublinhou a câmara.
O projeto prevê ainda que os agrupamentos de escolas com unidades de multideficiência recebam equipamento informático e material didático para dar “melhor resposta” aos alunos.
O projeto Matosinhos Inclusivo vai ainda organizar ações de formação para docentes, assistentes operacionais e grupos de desenvolvimento parental.
O Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, as quatro uniões de freguesias do concelho e a Federação Concelhia das Associações de Pais de Matosinhos são parceiros do município neste projeto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2