BPI

Guimarães 2012 dedica uma semana à obra de Shakespeare

Guimarães 2012 dedica uma semana à obra de Shakespeare

A programação do evento integra espetáculos de quatro escolas europeias: Folkwang University of the Arts (Alemanha), Escola Superior de Arte Dramática (Espanha), Balleteatro e Escola Superior de Teatro e Cinema (ambas de Portugal). Fomentar o intercambio cultural entre estudantes de teatro de diferentes nacionalidades é, de acordo com a organização da CEC 2012, o grande objetivo do fetsival.
No dia de abertura do evento, sobe ao palco “António e Cleópatra”, performance produzida pela escola Folkwang University of the Arts, na qual o encenador Brian Michaels conferiu papéis masculinos às mulheres e femininos aos homens, numa tentativa de exploraras contradições de géneros no mundo contemporâneo. As companhias portuguesas vão apresentar duas abordagens de “Romeu e Julieta”. O Balleteatro, que vai atuar no dia 7, partirá do excerto da obra “ou morre o amor ou morrem os amantes”. Por sua vez, no dia 9, a Escola Superior de Teatro e Cinema vai relacionar a linguagem rápida e pop da Internet com a palavra lírica de Shakespeare, questionando se poderá haver amor como o de Romeu e Julieta numa era pautada pelas redes sociais e pela comunicação volátil.
Por sua vez, a escola espanhola apresentará, a 8 de agosto, a peça “Tempestade”- último texto completo escrito por Shakespeare que retrata a vingança de Próspero, duque italiano perdido numa ilha remota, contra as pessoas que causaram a sua desgraça.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.