
“Come to the Rainbow School – Guia Para Professor@s Inclusiv@s”, assim se intitula o e-book com ADN portuense, lançado no final do ano passado, pela Associação It Gets Better, com o objetivo de promover a integração de jovens LGBTI+ nas escolas portuguesas.
Daniela Leal, estudante do Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciência das Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) é uma das autoras da publicação, destinada, sobretudo, à comunidade docente, mas que “pode ser lida por todas as pessoas”.
O intuito do manual, segundo explicou à U.Porto, é “criar um instrumento gratuito, interativo e com linguagem acessível a todas as pessoas, independentemente da sua formação de base”. Paralelamente, o guia pretende ainda fomentar a discussão destas temáticas e proporcionar “uma mudança de mentalidades e comportamentos”.
De acordo com Daniela Leal, receberam já “vários contactos de jovens e professores/as”, contudo, alerta, que, por vezes, é difícil chegar totalmente às escolas. “Há bastante inviabilidade ainda – a crença de que naquele meio escolar não existem pessoas LGBTI+. E este é exatamente um dos is da discriminação que queremos combater”, sublinhou.
O e-book, “Come to the Rainbow School – Guia Para Professor@s Inclusiv@s”, pode ser descarregado aqui.
Foto: Come to the Rainbow School