PUB
CMPorto

Grupo Jerónimo Martins valida metas de descarbonização

Grupo Jerónimo Martins valida metas de descarbonização

Jerónimo Martins torna-se o primeiro retalhista português com um plano de emissões líquidas zero validado pela Science Based Targets initiative. Também é um dos primeiros retalhistas alimentares a nível global a obter esta validação.

Validação e compromissos

O Grupo Jerónimo Martins, líder no retalho em Portugal, recebeu validação científica para as suas metas de curto e longo prazos visando a neutralidade carbónica até 2050. Esta certificação inclui todas as operações do Grupo e a sua cadeia de valor, abarcando emissões provenientes de florestas, solos e agricultura dos produtos que comercializa.

Fernando Ventura, Diretor de Ambiente do Grupo, destaca que “esta validação científica reconhece a ambição e a solidez dos compromissos do Grupo, reforçando a nossa estratégia de descarbonização traduzida no plano de transição climática em execução.”

Metas de redução de emissões

As metas foram estabelecidas com base nas emissões totais de 2021 e abrangem:

  • Curto Prazo (2025-2033):
    • Zero desflorestação em commodities primárias (soja, óleo de palma, carne bovina, madeira/papel).
    • Redução de 55% das emissões das operações próprias (âmbitos 1 e 2).
    • Redução de 33% das emissões da cadeia de valor (âmbito 3).
    • Redução de 39% das emissões das atividades de gestão de florestas, solos e agricultura (FLAG).
  • Longo Prazo (2045-2050):
    • Redução de 90% das emissões das operações próprias (âmbitos 1 e 2).
    • Redução de 90% das emissões da cadeia de valor (âmbito 3).
    • Redução de 72% das emissões das atividades FLAG.

Consistência e reconhecimento

O Grupo Jerónimo Martins está focado na redução das emissões diretas e indiretas, comprometendo-se a neutralizar todas as emissões residuais até 2050, de acordo com os critérios da SBTi.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A validação científica dos compromissos do Grupo reforça a seriedade do seu trabalho, sendo Jerónimo Martins o retalhista alimentar com a melhor classificação global nos programas do CDP, pelo quarto ano consecutivo, e presente em mais de 130 índices internacionais de sustentabilidade.

Science Based Targets initiative (SBTi)

A SBTi mobiliza empresas e instituições financeiras a definirem metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em conformidade com os requisitos para limitar o aquecimento global a menos de 1.5ºC e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Desenvolve normas, ferramentas e orientações para auxiliar as empresas neste objetivo.

Para mais detalhes sobre as iniciativas de descarbonização de Jerónimo Martins, consulte o Plano de Transição Climática do Grupo.

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem