PUB
Junta da Galiza

Grupo Airbus investe 40 milhões em Santo Tirso

Grupo Airbus investe 40 milhões em Santo Tirso

Santo Tirso é a cidade que vai receber a nova linha de montagem da Stelia Aerospace, uma empresa do grupo francês Airbus. A nova unidade de assemblagem de estruturas aeronáuticas representa um investimento que rondará os 40 milhões de euros e que permitirá criar 240 postos de trabalho, 30 dos quais altamente qualificados.

“A decisão de investimento da Stelia Aerospace no nosso país é confirmação inequívoca da elevada competitividade que o cluster aeronáutico nacional já atingiu. Este investimento, num setor de elevado potencial, contribuirá certamente para o aprofundamento de parcerias industriais, mas induzirá também a cooperação ao nível da investigação e desenvolvimento, essenciais para dar resposta aos novos desafios que o futuro do setor aeronáutico nos apresenta”, refere o primeiro-ministro, António Costa, em comunicado, citado pelo Dinheiro Vivo.

A decisão “é o reconhecimento da qualidade do talento português como principal fator de atração de investimento em Portugal e que devemos continuar a investir na qualificação da nossa mão de obra. Portugal dá as boas-vindas à Stelia Aerospace e ao grupo Airbus”, acrescenta António Costa.

Segundo avança a AICEP, dos 240 postos de trabalho que vão ser criados a Norte, 30 serão altamente qualificados.

Portugal foi o local escolhido para a instalação desta nova unidade “por várias razões, nomeadamente, a sua relevante experiência no setor aeronáutico, a disponibilidade de talento, a integração na Zona Euro e a proximidade geográfica com as localizações francesas da Stelia Aerospace, permitindo uma otimização dos fluxos logísticos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A criação desta nova unidade faz parte integral da estratégia de otimização industrial que implementamos na criação da Stelia Aerospace em 2015, para aumentar o desempenho e desenvolver a competitividade global da empresa. Isso também permitirá absorver potenciais aumentos de atividade dos nossos clientes, e assim enfrentar melhor os desafios de amanhã, num mundo cada vez mais competitivo”, refere Cédric Gauteier, CEO da empresa.

“Trata-se de um dos maiores e mais importantes investimentos de sempre no concelho”, congratulou-se o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa. De acordo com o autarca,o investimento será considerado Projeto de Interesse Municipal, pelo que a empresa irá beneficiar da redução de taxas, licenças e impostos por se instalar em Santo Tirso.

A Stelia Aerospace projeta e fabrica secções de fuselagem dianteiras para todo o grupo Airbus, bem como as secções de fuselagem, asas para ATR e componentes. É também uma das empresas líder na conceção de assentos de pilotos e de passageiros.

Em Portugal, a empresa vai dedicar-se à assemblagem de estruturas para a parte dianteira dos aviões, que depois serão exportadas para as unidades de Méaulte e Rochefort, em França.

A nova unidade irá instalar-se na Zona Empresarial da Ermida, numa área de 72 mil metros quadrados. Começa a operar já este ano e aumentará progressivamente para atingir a velocidade cruzeiro até 2023.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem