
Este ano, o Governo vai pagar 30 milhões de euros às empresas de transportes pelos passes sociais, sendo que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) é a que vai receber a quantia mais elevada.
A listagem de indemnizações compensatórias do Estado, aprovada ontem, quinta-feira, em Conselho de Ministros, revela que a STCP recebe quase 3,5 milhões de euros, 2,7 milhões dos quais relativos ao Social+, destinado a agregados familiares com rendimentos reduzidos. Em segundo lugar surge a Carris, que receberá cerca de três milhões de euros, seguindo-se a CP – Comboios de Portugal, com um valor de 2,8 milhões de euros. O Metro de Lisboa, por sua vez, vai receber dois milhões a título de passes sociais e o do Porto 1,8 milhões de euros. De referir ainda que um terço da despesa do Estado com os passes – 10,3 milhões de euros – se destina às empresas rodoviárias do setor privado abrangidas pelo sistema de passes sociais.
De acordo com o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, a distribuição das indemnizações compensatórias “representa uma redução global de cerca de 95 milhões de euros” em comparação com 2013.